A mulher brasileira gosta de vestir peças com bastante cor e personalidade. O clima tropical estimula essa característica. Apesar disso, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre como usar mix de estampas.
A variação de cores e padronagens encontradas nas estampas gera insegurança e acaba inibindo o uso de composições mais ousadas. Fazer uma boa combinação com mix estampas não é nenhum bicho de sete cabeças, acredite. É possível criar lindas variações. Veja como neste artigo.
Como usar mix de estampas: confira 6 dicas
1. As estampas devem conversar entre si
O mix de estampas é formado por uma mistura presente nas peças e acessórios que serão usados. Esses elementos devem ter algum ponto em comum. Pode ser uma cor ou um formato, que deve estar presente em todos os elementos. Na dúvida, antes de sair de casa dê aquela boa olhada no espelho e avalie se não há algo destoando.
2. Comece com estampas de apenas duas cores
A dica para quem não tem muita prática em usar mix de estampas é investir em opções com apenas duas cores. Você pode escolher uma das peças com listras pretas e brancas e a outra com flores nas mesmas cores. Essa estratégia garante que a sua combinação não terá erro.
3. Invista no clássico
Outra forma de evitar os erros é optar por mix de estampas clássicas, como gravataria com florais, listras com poás, xadrez com outras peças gráficas e flores com bolinhas. Essas combinações são as mais comuns e impossíveis de causar erro.
4. Faça mesclas de tamanhos
A mescla de tamanhos menores com maiores é uma ótima forma de combinar mix de estampas. Você também pode trocar as cores do fundo, misturando a base escura da estampa com uma peça de fundo claro, mas padronagem escura.
Nesse caso, você também deve se atentar para nossa primeira dica. Use estampas com cores, traços ou padronagens semelhantes, que conversem entre si.
5. Busque equilíbrio
Evite usar estampas muito grandes em mais de uma peça de roupa. Se a ideia é usar o mix de estampas com saia e uma camiseta busque o equilíbrio. Uma das peças pode ter estampas grandes, mas o ideal é que a outra peça tenha estampas menores.
6. Cuidado com a ousadia
Algumas peças não formam um bom mix de estampas, como é o caso do animal print. É preciso ter bastante cautela ao usar essa e outra estampa juntas. No caso de um look todo animal print, fuja de estampas de padronagens diferentes, como por exemplo onça e zebra.
Além de colocar essas dicas em prática, teste bastante. A moda é construída por pessoas que arriscam e testam. Você só vai encontrar a combinação perfeita se começar a criar. Mesmo que não se sinta confortável em ousar, comece pelo mais simples, básico e certeiro. Depois, poste seu look nas redes sociais e marque com a #lookfolky, queremos ver suas combinações!